Ser Pai
- Dino Dutra

- 28 de out.
- 2 min de leitura
Ser Pai.... evoluindo com universo!
Há uns 100 ou 150 anos, ser Pai ainda era ser ausente, desculpem aquelas almas mais evoluídas que já não seguiam ou nunca seguiram estes padrões.
Para os ricos, poderosos e nobres, ser Pai poderia ser uma oportunidade de ganho político ou de poder. O destino de seus filhos era decidido como em um tabuleiro de um jogo, onde as peças não te provocam sentimentos.
Para os pobres, a paternidade acontecia como um ato autômato, uma rotina sem vínculo, e as vezes, uma oportunidade de vender aquele fruto da vida, para melhorar a sua, ou dar de comer ao resto da familia.
Mas tudo se transforma no universo, um homem veio (há uns 2000 anos) ao mundo para dizer que nosso Deus era o perdão, amor em toda sua essência, não aquele que destrói cidades ou manda dilúvios para começar tudo de novo...
Então, há pouco mais de 60 anos, ser Pai ainda era ser o provedor, “locador” do destino de seus filhos, mas ele já começa a não deixar seus bebês pendurados atrás das portas das casas enquanto saboreavam um chá e uma boa conversa...
Mas se o Pokemon evolui, o homem também pode, mesmo os do sexo masculino, cabra macho e daquilo roxo!
Como dependemos da mãe terra para sobreviver, somos frutos da mãe que nos trás para existir neste mundo, cheio de desafios e oportunidades, que são quase sempre são a mesma coisa, sobre diferentes pontos de vista.
Pois bem as mulheres (aquelas mães de nossas mães) perceberam que não dava mais para ser tão machistas quantos seus companheiros que agiam, muitas vezes, como seus donos, e deram um grito, pariram uma nova mulher que vem ainda crescendo e brilhando, que encontrou sua força, seu lugar como provedora, líder e fonte de inspiração para nós, Pais...
Foi assim, inspirados por elas que pudemos deixar nossa sensibilidade aflorar, nossa gentileza, nosso amor por nossos filhos pode se expressar sem medo ou vergonha. Agora pegamos no colo, trocamos frauda, damos banho, preparamos comida, nada mais do que nosso papel de pai exija, e nada menos que nosso amor nos guia para fazer.
Hoje podemos prover, sim....
Podemos proteger sem sufocar.
Amar sem possuir
Orientar sem exigir ser seguido cegamente
Parabéns a todos os Pais, de todos os gêneros, que sentem pais, que são pais
Dino Dutra de Morais
14/08/22



Comentários